Benvindos ao Blog de Artes,Equipe 5 7B

Benvindo ao nosso Blog de Artes sobre o modernismo brasileiro :aprecie a visita.

terça-feira, 16 de março de 2010

cantos da festa moçambique :Raphael n°27

O CANTO
Em todo o território de Moçambique encontramos o canto como forma
musical. Cantos de pessoas a solo, em geral só de "profissionais",frequentemente cegos ou aleijados, que se especializaram em entreter os outros,
cantando histórias, literatura de cordel, ou episódios e lamentações pessoais, andando de terra em terra, sendo chamados, às vezes, para longe. Têm bastante fama e são recompensados por umas moedas ou ovos,que os ouvintes lhes dão.
Fora destes, raramente se encontra em Moçambique homem ou mulher que
cante publicamente sozinho. Só quando não são observados cantarolam durante os seus
afazeres ou nos caminhos longos; ou ainda, sentados sozinhos, cantam baixinho para si
próprios, acompanharem. De resto, a forma de cantar realiza-se em duetos ou em coro. Em ambos os casos, é uma parte que começa e a outra entra um pouco mais tarde e segue depois com a primeira. Nos coros surge também frequentemente a forma de solista que começa e a seguir o grupo todo entra com o estribilho. Mas nem sempre se apresenta esta separação em dois contra-elementos . Muitas vezes só o lidér levanta a voz, e poucas notas depois entram os outros, e as linhas entrelaçam-se e unem-se e o lidér possivelmente acaba um verso mais cedo para respirar e entraráoutra vez no próprio momento em que o grupo, ou o parceiro, acaba. Não gostam de paragens totais, gostam de ouvir sempre a corrente musical, como a água, que também não pode parar sequer por momentos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

De sua opinião sobre nosso blog